top of page

Mas afinal, o que é ansiedade?

A Ansiedade é uma reação natural do corpo diante das preocupações do dia a dia. É um estado emocional caracterizado por sentimentos de tensão e preocupação. Porém, é importante ressaltar que nem sempre a ansiedade é uma doença, já que em seu estado normal é saudável para o indivíduo, pois o impulsiona a planejar o futuro. O problema é o excesso desse sentimento. Existem várias teorias que se propõe a explicar como a ansiedade surge na vida das pessoas: predisposição genética, fatores ambientais e até mesmo histórico familiar são algumas das causas mais comuns. Mas normalmente o início se dá quando a pessoa inicia um processo mental de preocupação excessiva, alimentando pensamentos disfuncionais de que está em perigo real.



Os sintomas físicos da ansiedade são os que mais assustam e que normalmente levam a pessoa a buscar por tratamento. São alguns exemplos:

  • Sintomas emocionais: tristeza, nervosismo, irritabilidade;

  • Sintomas fisiológicos: coração acelerado, sensação de formigamento, falta de ar, sudorese, tontura, dor de cabeça, dores musculares, insônia;

  • Sintomas comportamentais: impulsividade, agressividade, fala acelerada;

  • Sintomas cognitivos: dificuldade de concentração e tomada de decisão, preocupações excessivas.

Levando em consideração a frequência e intensidade dos sintomas, a ansiedade pode se tornar diversas patologias, como: transtorno depressivo; transtorno de personalidade; transtorno de ansiedade generalizada (TAG); transtornos mentais; transtorno alimentar; transtorno de pânico, transtorno obsessivo compulsivo, dentre outros. Em geral, a ansiedade em excesso causa pensamentos negativos, disfuncionais e repetitivos, além de uma série de sintomas fisiológicos e emocionais que podem prejudicar a vida social e rotina. Pode também aumentar a chance de desencadear doenças cardiovasculares, obesidade e diabetes, além de ganho de peso, gordura abdominal e aumento da pressão arterial.


Como tratar a ansiedade?

Existem diferentes formas e maneiras de tratar a ansiedade. Dentre elas, a Terapia Cognitiva Comportamental (TCC) é reconhecida como uma das maneiras mais eficazes. A TCC é uma abordagem objetiva e a mais amplamente utilizada para transtornos de ansiedade. As pesquisas mostram que a TCC é eficaz no tratamento do transtorno do pânico, fobias, transtorno de ansiedade social e transtorno de ansiedade generalizada, entre outras. A TCC aborda padrões negativos e distorções na forma como olhamos para os acontecimentos externos e para nós mesmos e envolve dois componentes principais:

  • A terapia cognitiva, que examina como os pensamentos negativos e disfuncionais contribuem para a ansiedade;

  • A terapia comportamental, que examina como o ser humano se comporta e reage em situações que provocam ansiedade;

A TCC entende que nossos pensamentos afetam a maneira como nos sentimos e nos comportamos. Ou seja, não é a situação que determina como nos sentimos, mas a nossa percepção da situação. Sendo assim, um mesmo evento pode levar a emoções completamente diversas em pessoas diferentes. Depende diretamente das expectativas individuais, atitudes e crenças de cada um. Para as pessoas com transtornos de ansiedade, os pensamentos disfuncionais estimulam as emoções negativas da ansiedade e do medo.

O objetivo é mudar a maneira como a pessoa ansiosa pensa, mudando assim, consequentemente, as suas emoções e comportamentos. Esse processo se chama Reestruturação Cognitiva - que vem a ser o desafio aos padrões de pensamentos negativos que contribuem para a ansiedade, substituindo-os por pensamentos mais positivos e realistas. Outros fatores contribuem positivamente no tratamento da ansiedade excessiva, como atividades físicas frequentes, alimentação balanceada, técnicas de relaxamento, terapias alternativas, entre outros.


24 visualizações0 comentário
bottom of page